Promotor
Jazz ao Centro Clube
Sinopse
Marcelo dos Reis é um dos mais renomados músicos nacionais de jazz e música improvisada, pois para além de atuar nos mais conceituados festivais e salas de toda a Europa, todo o seu trabalho tem sido amplamente reconhecido, e por entre as inúmeras referências na imprensa especializada, foi considerado músico do ano pela revista jazz.pt, foi por quatro vezes foi considerado um dos 5 principais guitarristas na prestigiada publicação El Intruso, que engloba jornalistas de todo o mundo, e mais recentemente foi nomeado um dos mais influentes músicos da última década pela importantíssima publicação Free Jazz Collective.
FLORA é a estreia em trio enquanto líder, um grupo inteiramente dedicado a composições originais do próprio, que cruzam gêneros, e que questionam formas. Com uma grande componente da improvisação típica do jazz mais livre com raízes no Bebop, uma forte marca do rock mais Psicadélico, Krautrock e até do Progressivo, o trio assenta a sua linguagem criativa numa música universal, e artisticamente ampla, música essa, que pode ser comprovada no já aclamado disco de estreia, recentemente editado pela JACC Records.
Ao lado de Marcelo dos Reis estão : Miguel Falcão (contrabaixo) e Luís Filipe Silva (bateria), dois músicos com um sólida formação e criatividade, ambos com trajetos distintos e relevantes, nas mais diversas linguagens musicais.
"Em linha com o típico, no jazz e no rock de garagem, enquadramento da composição aberta a elementos improvisacionais, foi à escuta e à interacção entre os músicos que resultou a impactante actuação. Tudo o que acontecia derivava dos olhares entre os três artistas, de modo a haver um rigoroso entrosamento dos riffs, e dos sorrisos trocados com que os mesmos denunciavam o prazer com que tocavam..." Rui Eduardo Paes in Rimas e Batidas
"O trio interpretou os temas originais com energia, num jazz-rock irresistível com ganchos que prendem. No palco, os sorrisos dos músicos trocavam evidenciavam a ótima interação musical. O público apreciou, o trio regressou para o encore e interpretou “Brown Rice”, tema de Don Cherry. Foi uma despedida perfeita, com a energia certa."...Nuno Catarino in jazz.pt