Promotor
Jazz ao Centro Clube
Sinopse
Tendo começado a sua carreira musical no Reino Unido, a escocesa Tracy Vandal mudou-se para Coimbra em 2007, onde se tornou vocalista dos Tiguana Bibles, liderados pelo companheiro Victor Torpedo. Depois de alguns anos a juntar a sua voz aos conimbricenses a Jigsaw, iniciou uma parceria com o multi-instrumentista John Mercy, do qual resultou o álbum “Midnight Presents”, gravado na Blue House e editado pela Lux Records, em 2022.
Incluído na lista da BLITZ dos 50 melhores álbuns portugueses de 2022, este é um álbum feito de memórias e raízes, através de canções que os influenciaram aos dois, mas também a artistas como Tom Waits, Johnny Cash, Nick Cave, entre tantos outros, e que agora Tracy Vandal & John Mercy recriam com a vontade de inspirar outras gerações de escritores e cantores, com um toque vincadamente seu. A escolha do alinhamento recaiu sobre canções originalmente interpretadas por homens, de modo a encontrar uma outra perspetiva, mas nunca sem deixar que o tema se desenquadre do espectro das canções mais negras da Folk Americana. São histórias de ausência, injustiça, redenção e que lidam também, inevitavelmente, com a perda do amor.
Ao vivo, o duo é acompanhado por um naipe de músicos invejável: no baixo Pedro Antunes (BunnyRanch, Wipeout Beat, Subway Riders, Psicotronics, John Mercy & The Dead Beats), nas teclas Sérgio Costa (Belle Chase Hotel, Animais, Mancines, The Millions) e na bateria por Luís Formiga (Animais, Mancines, John Mercy & The Dead Beats).
--------------------
“Tracy Vandal e John Mercy, revelam-se na contínua tensão entre a explosão sublime e o saborear lento do tempo, e é neste paradoxo que canta a voz, com delicadeza e beleza, como se estivesse por instantes a flutuar. Estes elementos, ora se escondem, ora são reflexo da capacidade de transformar canções que os influenciaram (algumas com mais de cinquenta anos) em temas que, para além de soarem actuais, parecem originais.” - Jimmy Dunn, ROMANTA /
"Novas sonoridades para ouvidos exigentes e sequiosos de um universo que bebe inspiração na infindável fonte da Folk Americana. «Midnight Presents» é um disco a degustar lentamente, se possível à lareira, sob o breu do céu que reina lá fora." - Sara Quaresma Capitão, MUTANTE