Promotor
Jazz ao Centro Clube
Sinopse
O encontro do Português João Morais mais conhecido como “O GAJO” (Viola Campaniça) e do Brasileiro Ricardo Vignini (Viola Caipira) aconteceu no ano de 2022 através das redes sociais. Uma sintonia musical ativou um primeiro contacto com a participação de Vignini no disco do GAJO “Não Lugar” de 2023 e que rapidamente se transformou numa regular troca de ideias e na vontade de cruzar os dois mundos artísticos e culturais que caracterizam estes tocadores.
No Brasil, Ricardo Vignini, que tem uma carreira a solo de 20 anos, leva a sua Viola Caipira em grandes viagens desde as referências tradicionais, a abordagens mais personalizadas e contemporâneas. Em Portugal, O GAJO, com um caminho de sete anos, faz um caminho similar levando a sua tradicional Viola Campaniça para territórios artísticos mais urbanos e atuais inspirados na sua carreira musical ligada ao rock de mais de 25 anos.
Esta sintonia aproxima-os e as trocas de ideias via mundo digital começam a dar origem a um trabalho consistente, que decidem transformar num disco colaborativo de nome “Terra Livre”. “Terra Livre”, é o território exploratório de Ricardo e João, onde expandem os seus horizontes criativos sem fórmulas ou regras pré-definidas.
Ao vivo, estas duas violas exploradoras levam para o palco toda a sua bagagem cultural, a sua sonoridade característica e um repertório único resultante de uma empatia musical que se tornou uma amizade inovadora. “Terra Livre” tem ainda uma segunda camada, é um grito pela Liberdade num mundo cheio de intolerâncias.
O disco será editado digitalmente e em formato Vinil pela Lusitanian Music Publishing e distribuído digitalmente pela Level Up Music. A edição e distribuição do formato CD ficará a cargo da Rastilho Records.